sexta-feira, 8 de julho de 2011

O livre arbítrio do Homem

Este e um assunto debatido há muito tempo tanto por filósofos e teólogos, assim como por diversos pensadores, a verdade e que não entendemos como o criador sendo soberano nos deu esta capacidade.
Falamos logo no inicio deste blog sobre Calvino e Arminio, cada um vê a liberdade humana sobre um ponto de vista, Arminio vê a liberdade do ponto de vista do homem, (temos sim claro um livre arbítrio) e Calvino vê do ponto de vista de Deus, (ele e soberano e tudo ele já determinou) quem esta certo? Ambos estão certos.
Claro que quando observamos a escritura sistematicamente conseguimos ver que apesar de sua soberania ele nos facultou a capacidade de escolha desde o jardim do Edem.
Quando a primeira família foi formada, (Adão, Eva e seus primeiros filhos) vemos como conseqüência do afastamento de Deus, que logo entrou nesta primeira família o ciúme e o rancor, o contexto diz que Caim era agricultor e Abel caçador, ambos haviam feito uma oferta a Deus, mas o que levou Caim a ficar tão abatido ?
Acredito que tenha havido algum sinal da parte de Deus , quando ele aceitou a oferta de Abel, mas não deveria Caim ter um sentimento assim, o próprio Deus se manifestou para ele: “Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. Gênesis 4: 6 e 7.
“eis que o pecado jaz a porta; o seu desejo será contra ti, ma a ti cumpre dominá-lo” esta e a prova mais que concreta que Deus nos facultou com o livre arbítrio desde o Edem.
O criador avisou para Caim, “o seu desejo e contra ti”
É exatamente isto que Deus nos revela no Novo testamento, que a natureza humana esta exposta a um desejo que se volta para o seu próprio mal, mas o que ele diz?  a ti cumpre dominá-lo”.
Na próxima postagem vamos falar rapidamente sobre esta liberdade e suas conseqüências.

Nenhum comentário: