sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Declaração de Pedro em Mateus 16:13 Parte 2

O Contexto da declaração de Pedro

O início de Mt 16:13 diz que Jesus estava indo para “Cesárea de Filipe”. provavelmente essa viagem ocorreu na metade do ano 30 d.C., no momento em que Jesus se retirou do ministério público e se dedicou a instruir seus discípulos.
Ele iria ensinar os discípulos sobre Sua paixão, mas não adiantaria falar sobre esse sofrimento se primeiramente, as pessoas não reconhecessem que Ele era o Filho de Deus, o Salvador do mundo, o Messias, o Cristo. Jesus então apresentou uma pergunta: “Que diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mt 16:13), “e eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas” (Mt 16:14).
Jesus sabia da incredulidade e falta de fé do povo. Sabia que eles O consideravam apenas como um dos profetas que anunciaria a vinda do Messias, porém, Ele fez essa pergunta aos discípulos a fim de prepará-los para a questão seguinte: “Mas vós”, “quem dizeis que Eu sou?” (Mt 16:15). Com essa pergunta, Jesus saberia se os discípulos que conviveram com Ele mais de perto, O viam como o Messias.
“Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16:16). Aqui Pedro faz sua confissão, reconhecendo a Jesus como o Messias. Em Mt 16:17, Jesus diz a Pedro que foi o “Pai, que estás nos céus” que revelou para ele.
E Jesus continuando Sua conversa com Pedro diz: “Também Eu te digo que tu és Pedro, (πετρος,  petros)  e sobre esta pedra (πετρα, petra) edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18).

Na próxima postagem faremos uma breve analise das duas palavras no grego.

Nenhum comentário: