Teoria dos Pais da Igreja.
No início dos primeiros anos do Cristianismo, surgiram os escritos dos Padres Apostólicos, assim chamados por sua proximidade histórica com os Apóstolos. Dentre eles destaca-se Pápias, que viveu, aproximadamente, entre os anos 70 a 140 d.C.. Segundo os testemunhos que se têm, era bispo de Hierápolis, na Frígia, atual cidade turca de Pambukcallesi. É importante o seu testemunho relativo às origens dos Evangelhos Sinóticos.
Sobre Mateus, Pápias diz o seguinte (Eusébio de Cesárea, HE, III, 39, 16):
"Mateus reuniu ordenadamente, em língua hebraica, as sentenças (de Jesus), e cada um as interpretava conforme a sua capacidade."
Agostinho e a sua solução que encontrou adeptos até no século XX (entre eles Theodor Zahn e, com restrições, Adolf Schlatter). Ele parte do princípio de que os evangelhos surgiram na seqüência em que estão no NT hoje. Assim, o evangelho de Mateus é o mais antigo, o evangelho de Marcos um extrato de Mateus, e Lucas se baseia nos dois.
Assim para um grupo de pais da igreja os evangelhos teriam sido formados na ordem em que esta nas escrituras, haveria um evangelho de Mateus primitivo escrito em hebraico que se perdeu e deste se basearam Lucas e marcos para formação dos evangelhos sinóticos.
Conclusão: as três principais teorias sobre a formação dos evangelhos são validas e todas têm seus argumentos, podemos ate fazer uma mistura entre elas, Seria a fonte “Q” (da teoria das duas fontes) o evangelho primitivo de Mateus?
Seja como for, temos que dar Graças porque o criador preservou os testemunhos daqueles que viram e ouviram o verbo encarnado.
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