terça-feira, 5 de abril de 2011

Teologia Relacional x Teísmo Aberto 1.

A primeira premissa da Teologia Relacional parece ser sua ênfase na liberdade humana em detrimento da onipotência divina. Para seus defensores, Deus concedeu plena liberdade aos seres humanos a fim de que eles realmente possam ser considerados seres morais e  responsáveis.
Ao escrever sobre o Deus esvaziado, Kivitz afirma: O Deus esvaziado não mantém relacionamentos à força, mediante manifestações do seu poder e imposição de sua autoridade soberana. O Deus esvaziado dá um passo atrás, para que você possa exercer sua liberdade de existir com Ele ou contra Ele. 1
Segundo Gondim, eles formam a base da Teologia Relacional, pois “só é possível pensar em verdadeira relacionalidade se, em sua graça, Deus conceder aos seres humanos liberdade real para cooperarem ou contrariarem a sua vontade para suas vidas”. 2
Semelhante ênfase sobre a liberdade humana pode ser encontrada, no Teísmo Aberto. Ali, Richard Rice ensina que Deus controla muitas coisas que acontecem na natureza, mas “naquilo que pressupõe a decisão humana... ele não pode atingir os seus objetivos unilateralmente. Ele precisa de nossa cooperação”. 3
Segundo esta perspectiva, as escolhas humanas não são predeterminadas por Deus. Para os defensores desse ensino, os homens só podem ser responsabilizados pelos seus atos se eles forem realmente livres.
Clark H. Pinnock foi um dos primeiros a defender que se Deus não tivesse nos concedido liberdade significativa, inclusive a liberdade de desapontá-lo, não teríamos criaturas capazes de entrar em um relacionamento amoroso com ele. Amor, antes que liberdade é o assunto central. A liberdade foi concedida para tornar o relacionamento amoroso possível... A história bíblica pressupõe o que chamamos liberdade libertária. Isto é óbvio pelas formas como Deus nos convida a amá-lo e pela maneira como ele nos mantém responsáveis pelo que decidimos.4

Desta forma, sem a liberdade o homem não pode ser considerado responsável pelos seus atos e nenhum relacionamento de amor é possível entre Deus e esses seres morais.

1- KIVITZ, O Deus esvaziado.

2- GONDIM RODRIGUES, Espiritualidade cristã e uma teologia relacional.

3- RICE, Biblical support for a new perspective, p. 121.

4- PINNOCK, Clark H. Most moved Mover: A theology of God’s openness. Grand Rapids:         Baker,2001, p. 45.


 
 
 

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