Semana passada falamos sobre a
necessidade de reforma em algumas igrejas, principalmente as neopentecostais.
Que fugiram as origens do pentecostalismo movimento que com Wesley, Finney e
outros avivaram as igrejas que estavam vivendo um período de Crise.
Mas o Cristianismo em seus primeiros
anos também enfrentou muitas turbulências,
principalmente pelo surgimento de doutrinas que misturavam a fé Cristã
com algumas filosofias gregas, e com os rituais judaicos. As cartas de Paulo
têm em seu pano de fundo a intenção de combater tais ensinos, principalmente as
cartas destinadas aos Efésios, Gálatas e
Colossenses.
Efésios era a cidade da deusa “Diana”
embora ela fosse adorada em Roma também,
era nesta cidade que foi construída uma grande estatua em sua homenagem.
Era a deusa da lua e da caça, e no sincretismo que os romanos fizeram com os
deuses gregos, passou a ser identificada como a deusa grega Artemis. Que os
gregos consideravam a deusa da vida selvagem, identificada principalmente com a
caça e a lua.. A epistola aos Gálatas tinha propósito de mostrar que a salvação
dependia apenas da fé em Cristo, (já comentamos brevemente neste blog, sobre
esta epistola no final de Maio e inicio de junho) e que não dependia de nenhuma
observância da lei de Moises. Já Colossos
era uma cidade que ficava aproximadamente a 160 km de Efeso, e próxima
de Hierapolis e Laodiceia, (esta mesma mencionada por Cristo no apocalipse)
estas três cidades eram famosas comercialmente por tingir lã, e foi em Colossos
que o Cristianismo sofreu muito com a influência grega, Cristo passou a ser
considerado por muitos judeus de origem grega não o único que ligava o homem a
Deus, mas apenas parte desta “ponte”,
eles consideravam que os anjos e outros seres juntamente com Cristo
faziam parte da ponte que levaria o homem ao criador. Mas Paulo é enfático ao
escrever para Colossos e diz que Cristo não é apenas mais um ...ele é único e
suficiente, e nele reside corporalmente toda plenitude da divindade. Conforme Colossenses
2:9.
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