quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cristianismo no Primeiro Século



Semana passada falamos sobre a necessidade de reforma em algumas igrejas, principalmente as neopentecostais. Que fugiram as origens do pentecostalismo movimento que com Wesley, Finney e outros avivaram as igrejas que estavam vivendo um período de Crise.
Mas o Cristianismo em seus primeiros anos também enfrentou muitas turbulências,  principalmente pelo surgimento de doutrinas que misturavam a fé Cristã com algumas filosofias gregas, e com os rituais judaicos. As cartas de Paulo têm em seu pano de fundo a intenção de combater tais ensinos, principalmente as cartas destinadas aos Efésios,  Gálatas e Colossenses.
Efésios era a cidade da deusa “Diana” embora ela fosse adorada em Roma também,  era nesta cidade que foi construída uma grande estatua em sua homenagem. Era a deusa da lua e da caça, e no sincretismo que os romanos fizeram com os deuses gregos, passou a ser identificada como a deusa grega Artemis. Que os gregos consideravam a deusa da vida selvagem, identificada principalmente com a caça e a lua.. A epistola aos Gálatas tinha propósito de mostrar que a salvação dependia apenas da fé em Cristo, (já comentamos brevemente neste blog, sobre esta epistola no final de Maio e inicio de junho) e que não dependia de nenhuma observância da lei de Moises. Já Colossos era uma cidade que ficava aproximadamente a 160 km de Efeso, e próxima de Hierapolis e Laodiceia, (esta mesma mencionada por Cristo no apocalipse) estas três cidades eram famosas comercialmente por tingir lã, e foi em Colossos que o Cristianismo sofreu muito com a influência grega, Cristo passou a ser considerado por muitos judeus de origem grega não o único que ligava o homem a Deus, mas apenas parte desta “ponte”,  eles consideravam que os anjos e outros seres juntamente com Cristo faziam parte da ponte que levaria o homem ao criador. Mas Paulo é enfático ao escrever para Colossos e diz que Cristo não é apenas mais um ...ele é único e suficiente, e nele reside corporalmente toda plenitude da divindade. Conforme Colossenses 2:9. 

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