Deus chamou o povo de Israel para ser sua propriedade particular dentre todas as nações conforme Exodo 19:5, e o que ocorreu ? Israel não se rebelou ... do mesmo modo Cristo não chamou os doze apóstolos e um dentre eles do mesmo modo se rebelou.
Vemos notoriamente também o livre arbítrio do homem, não que este livre arbítrio anule a eleição e a graça, ele apesar de saber antes, nos da graciosamente a possibilidade de escolha...., "veio para o que era seu , mas os seus não o receberam....." João 1:11. Israel teve a possibilidade de não recebe-lo !
A continuação deste texto diz que "a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus...." Tão pouco Deus abriu mão da sua onisciência para conceder o livre arbítrio e se relacionar com o homem como dizem os adeptos do Teísmo Aberto, de maneira nenhuma, a onisciência de Deus é sua capacidade de saber todas as coisas , não de determinar antes...por exemplo um homem que tem 2 filhos e conhece tão bem seus filhos que da para eles 3 opões de presentes, ele não os obrigou a escolher, deu as opções , mas conhece tão bem seus filhos que ele já sabe o que cada um irá escolher antes mesmo que eles o façam, assim funciona de um modo parecido a onisciência de Deus.
O Calvinismo olha a Eleição e a Graça do ponto de vista de Deus, ele tinha em mente a onisciencia e soberania do Criador !! , E enquanto que Arminio vê a Eleição do ponto de vista humano.
Somos eleitos, sim !mas como em toda eleição é preciso tomar posse do cargo , para ter o poder de ser chamado filho de Deus.
Somos eleitos, sim !mas como em toda eleição é preciso tomar posse do cargo , para ter o poder de ser chamado filho de Deus.
2 comentários:
NÃO tem nada a ver so porque existe o livre arbitrio , não significa que ele não tenha escolhido, aqueles que irão crer poque como disse calvino a graça e irresistivel , enão quem cre e porque ja estava escolhido.
Renato Jacob RJ.
Gostei muitodo paralelo que você usou ente Calvino e Arminio, ficou muito claro e objetivo!
Jesus continue abençoando ao irmão e lhe de discernimento em seus pensamentos.
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