quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bem aventurados



O Sermão do monte (Mateus capitulo 5) é um dos textos bíblicos mais estudados, ele é estudado não apenas por teólogos ou religiosos, mas também por sociólogos, humanistas e outros grupos não Cristãos.
Mas o que levam tantos a estudar este texto, e porque ele parece tão difícil de ser alcançado ? Simplesmente ele revela o padrão moral e a ternura de seu autor que é Cristo. E coloca diante de nos um dilema, a nossa natureza caída egoísta e carnal e colocada em xeque com as palavras de Cristo.
Um ponto que devemos notar e que ao citar a lei para o povo Cristo falava: “ouvistes o que foi dito aos antigos...” Mateus 5:21.  Isto porque naquele tempo poucos liam o livro da lei,  a maioria do povo não sabia ler, e apenas os Escribas e fariseus tinham acesso ao “rolo” do livro da Lei.
Mas Jesus deixava os religiosos perplexos, porque ele ensinava não como qualquer mestre ou rabino, estes ao ensinar diziam: “conforme esta escrito na lei..” e citavam o mandamento, Mas Jesus dizia “eu porem vos digo” Ele indicava que seu ensino era maior e mais profundo que a própria lei dada a Moises. Se a lei mandou não adulterar, Cristo diz: “que quem cobiçar uma mulher no seu coração já adulterou.” Mateus 5:28. Revela assim o caráter e a autoridade do ensino de Jesus.
Mas o sermão do monte revela muito mais, aqueles que lêem esta preciosidade de qualquer maneira eu comparo a alguém que tem um banquete na sua frente e come sem apreciar, sim,  de fato se lermos esta passagem de Mateus 5 de qualquer maneira não vamos perceber a riqueza de detalhes e quão profundo são seus ensinamentos.
Note a primeira bem aventurança “Bem aventurados os pobres de espírito porque deles e o reino dos céus” Mateus 5:3. O texto grego traz as seguintes palavras “Makaroi Ptochos Pnneuma”.   No grego temos duas palavras usadas para pobre: Penes = Pobre (aquele pobre que vive a conta e passa o mês inteiro apertado)  Ptochos = Pobre ( Miserável, aquele que não tem nada, vazio, mendigo)  Jesus usou Ptochos, nesta bem aventurança,  ou seja, podemos traduzir também assim “muito feliz e aquele que olha para si mesmo e vê quão pobre é em seu espírito” Notaram que o conhecimento do texto faz toda diferença. Jesus falava para uma multidão de pobres, um povo que estava sendo explorado pelos romanos, mas não é desta pobreza que o texto fala, mas de uma pobreza interior, de alguém que olha para dentro de si mesmo e reconhece que necessita do socorro de Deus em sua vida. não vê nenhum mérito em si mesmo.
Não vamos seguir adiante para que esta postagem não fique grande em demasia, mas espero que os amigos deste blog façam uma reflexão do sermão do monte, pois se trata de uma passagem belíssima e de um acalento para a nossa alma tão sofrida nestes dias maus.



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