A palavra expiação e usada com grande numero de significados para denotar o que os estudiosos e os teólogos queriam dizer com satisfação, Os teólogos enfatizam o aspecto de satisfazer uma divida As escrituras mostram o aspecto da remissão, reconciliação, e resgate.
A doutrina da expiação tem suas raízes no Antigo Testamento, a palavra no Hebraico e Kephar, ela também e traduzida como reconciliar, purificar, pacificar, apaziguar, absolver.
No tabernaculo do antigo testamento ficava o santo dos santos, dentro dele ficava a arca da aliança, esta representava a presença de Deus, e sobre a arca ficava uma tampa de ouro com a figura de dois querubins chamada propiciatório. Ora era sobre o propiciatório que o sangue era derramado para cobrir (Kephar) os pecados.
A palavra no grego para propiciatório é hilasmos, e hilasterion (propiciação), “E ele é a propiciação (hilasterion) pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. 1 João 2:2.
Cristo satisfez nossa divida, ele é o lugar (propiciatório) onde nós somos redimidos e perdoados. A palavra redenção no grego agorazo, lutroo, apolutrosis (e seus derivados), a idéia básica de todas essas palavras é “comprar”, “remir, por compra, do mercado de escravo”, “redimir pagando um preço”, “libertar pagando um resgate”. O substantivo grego mais comum é apolutrosis, que aparece dez vezes no Novo Testamento. Segue dois exemplos:
“Em quem temos a redenção (apolutrosis) pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça” Efésios 1:7
“E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão (apolutrosis) dos pecados que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna” Hebreus 9:15.
A expiação feita no calvário tem um efeito muito maior do que poderia estas simples palavras tentar descrever, Cristo nos redimiu nos resgatou, pagou um alto preço por nós, em suma nos amou...
Não e por nosso sacrifício, méritos ou qualquer coisa que venhamos a fazer, o preço que Jesus pagou foi sem medida para nos salvar, este é o mistério que não entendemos na expiação de Cristo, como ele nos amou...de tal maneira...nos amou !
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