quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Teologia da Substituição.


Falando resumidamente é a ideia de que a igreja substitui Israel no plano de Deus para redimir a humanidade.
Com base nesta ideia existe um sistema de estudo bem organizado que acabou por constituir o que é chamado por muitos de dispensacionalismo.
Existem sim, alguns textos nas escrituras que dão a ideia que Deus deixou Israel e incluiu a igreja na redenção humana, mas em momento nenhum ele substitui Israel pela igreja.
Os dispensacionalistas usam as palavras do salvador na ultima ceia para corroborar esta ideia: “este cálice e o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vos..” Lucas 22:20.
É Inegável que Jesus iniciou uma nova aliança, mas esta aliança nunca deixou de lado a Israel e as promessas da antiga aliança, ele já havia prometido ao povo de Israel na época de Moises que levantaria um  profeta semelhante a ele (Moises) e o povo deveria ouvi-lo, conforme  Deuteronômio 18:18 e Atos 3:22.
Entretanto existe um texto no velho testamento que deixa o argumento da substituição completamente sem sentido, este se encontra no livro do profeta Jeremias no capitulo 31 e versículo 31,  o altíssimo afirma que “vem dias que ele firmara uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá..” note que a aliança e com a casa de Israel e de Judá, e não como aquela que foi firmada no Egito, mas seria uma aliança que mudaria o coração.
Então quando o salvador afirmou que “este cálice e a nova aliança no meu sangue” ele estava afirmando também para a casa de Israel, e quem foram os primeiros seguidores da nova aliança, não foram de fato israelitas ?
É fato que Deus usou o povo gentio para provocar ciúmes em Israel, mas ele de modo nenhum se esqueceu das promessas feitas na antiga aliança, tanto é assim que o ponto crucial para a escatologia é o retorno de Israel como nação que ocorreu em 1948.
Voltaremos a falar no assunto da substituição semana que vem
Abraços.

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