quarta-feira, 27 de junho de 2012

A lei e a natureza humana.


De todos os livros das escrituras nenhum outro e tão profundo quanto a epistola de Paulo aos Romanos, temos nesta epistola um oceano profundo para mergulhar, e um tratado teológico completo, que faz um panorama da condição humana (todos pecaram), da graça, a eleição dos judeus, a riqueza da misericórdia para com todos etc.
Uma das poucas epistola que Paulo escreveu para um povo que ainda não tinha visitado, este deve ter sido o motivo (olhando do ponto de vista humano) que levou Paulo a mergulhar fundo no polemico tema, eleição, graça, lei, espírito de vida, natureza caída humana, em Roma habitavam muitos judeus e muitos deles lá conheceram o Cristianismo.
Vamos olhar brevemente o capitulo sete que mostra toda tensão entre a lei de Deus e a nossa natureza humana,  nossa postagem vai ser apenas para dar um gostinho de quero mais, o assunto e tremendamente profundo para ser tratado nestas poucas linhas.
Ele começa o capitulo sete citando que a Lei tem domínio sobre o homem enquanto ele vive, fazendo uma analogia com o casamento Paulo demonstra que a lei era o “nosso primeiro matrimonio”. Mas que em Cristo devemos morrer para ele.
No capitulo seis de Romanos ele claramente faz menção a morte pelo batismo, e diz: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante ? De modo nenhum! Nos que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele ? “Romanos 6:1 e 2. E interessante notar quando o texto no grego indica um Aoristo Passivo, (“nos que estamos mortos para o pecado”) quer dizer: é uma ação completa que já ocorreu por um agente externo (o Espírito), a ação foi completa, e não devemos voltar para a vida anterior ao batismo, pois se permanecemos no pecado, não estamos mortos para a lei e vivos para Cristo. Paulo fecha o capitulo seis dizendo que o salário do pecado e a morte.
O apostolo parece prever que alguns iriam concluir que a lei estava vinculada ao pecado (e de fato está, no sentido que é ela quem nos acusa), assim no capitulo sete ele esclarece o assunto “Que diremos, pois, É a lei pecado ?” Romanos 7:7. De modo nenhum, mas a lei “me apresentou” para o pecado, me mostrou como eu sou de fato.
Observe em todo o capitulo sete de romanos, quantas vezes Paulo usa os pronomes pessoais “eu “ “meu” e “me” com as diversas flexões aparecem no contexto dos versículos 7 a 25, continuamos na próxima.


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